Turboélices da Piper vão utilizar combustível sustentável

A utilização do combustível sustentável de aviação (SAF) não exigirá mudanças operacionais significativas pela Piper

Por Marcel Cardoso Publicado em 25/04/2023, às 06h16

- Piper Aircraft/Divulgação

A Piper Aircraft anunciou na última semana, que vai utilizar o combustível de aviação sustentável (SAF) em todas as aeronaves do modelo PA-46, incluindo o M600 / SLS, M500 e o Meridian. 

We're excited to announce the approval of Sustainable Aviation Fuel in all existing Piper turboprop models. ♻️#sustainability #green #PiperAircraft #aviation #airplane #AERO23 pic.twitter.com/ua1BupTUkE

— Piper Aircraft, Inc. (@piperaircraft) April 19, 2023

Todo o combustível de aviação que atenda a requisitos da Sociedade Americana de Testes e Materiais (Astm) pode ser utilizado em unidades do fabricante, que afirmou que a introdução do SAF não exigirá mudança na aeronave ou nos manuais de operação.

Durante a última edição do EAA AirVenture de Oshkosh, no ano passado, a Piper Aircraft e a canadense CAE anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de um kit de conversão movido a eletricidade por meio de um Certificado de Tipo Suplementar (STC) para o Archer TX. Após a certificação, a CAE planeja converter dois terços de sua frota de treinamento do modelo existente e será a primeira a desenvolver um currículo para novos pilotos realizarem treinamento em um avião elétrico. 

"Priorizar a sustentabilidade em nossas aeronaves à medida que os avanços tecnológicos permitem é importante para a Piper Aircraft, vista pela primeira vez em nossa parceria elétrica Archer TX / CAE e agora com compatibilidade com combustível de aviação sustentável em nossos turboélices”, disse Ron Gunnarson, vice-presidente de vendas, marketing e suporte ao cliente do fabricante.

Combustível SAF sustentável turboélice monomotor Piper

Leia também

O motivo da Embraer suspender o desenvolvimento do novo turboélice
Piper M600/SLS recebe aprovação para operação em pistas não pavimentadas