Produzida por Francisco Carmo Fernandes, a escultura do trio forrozeiro foi instalada no aeroporto de Petrolina, em Pernambuco
Por Marcel Cardoso Publicado em 20/08/2024, às 10h15
A área externa do aeroporto de Petrolina (PNZ), na divisa de Pernambuco com a Bahia, ganhou uma nova escultura que representa um trio forrozeiro, ícone do sertão do Nordeste.
A peça de 3,8 metros de altura foi instalada pela CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal, e foi produzida por Francisco Carmo Fernandes Assunção, com o intuito de ser um ponto de atração tanto para turistas quanto para os moradores da cidade.
"Estamos muito felizes em poder destacar a cultura local. O trio forrozeiro é um ícone da nossa tradição e do sertão nordestino. Acreditamos que irá enriquecer a experiência dos visitantes que chegam ou se despedem de Petrolina", disse Jamerson Vasconcelos, gerente do aeroporto.
Em paralelo, PNZ está passando por um processo de modernização, com investimentos de R$ 56 milhões.
O mais novo radar secundário de vigilância aérea adquirido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, o Decea, completou um ano de operações no aeroporto de Petrolina, no fim de julho.
O equipamento de modelo RSM970S NG, de fabricação nacional, é resultado de um contrato assinado pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea) e entre as empresas Omnisys e Clemar. Ele substituiu um outro radar, já considerado obsoleto.
Os radares secundários fornecem dados para o adequado gerenciamento do tráfego aéreo por meio do envio de interrogações ao transponder das aeronaves, as quais respondem ao radar com suas informações de identificação, posição, velocidade e demais características, permitindo aos controladores em solo a obtenção de informações mais exatas sobre a localização no espaço aéreo.