Trio forrozeiro vira atração em aeroporto no Nordeste

Produzida por Francisco Carmo Fernandes, a escultura do trio forrozeiro foi instalada no aeroporto de Petrolina, em Pernambuco

Por Marcel Cardoso Publicado em 20/08/2024, às 10h15

O trio forrozeiro é um ícone do sertão do Nordeste - CCR Aeroportos

A área externa do aeroporto de Petrolina (PNZ), na divisa de Pernambuco com a Bahia, ganhou uma nova escultura que representa um trio forrozeiro, ícone do sertão do Nordeste.

A peça de 3,8 metros de altura foi instalada pela CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal, e foi produzida por Francisco Carmo Fernandes Assunção, com o intuito de ser um ponto de atração tanto para turistas quanto para os moradores da cidade.

"Estamos muito felizes em poder destacar a cultura local. O trio forrozeiro é um ícone da nossa tradição e do sertão nordestino. Acreditamos que irá enriquecer a experiência dos visitantes que chegam ou se despedem de Petrolina", disse Jamerson Vasconcelos, gerente do aeroporto.

Em paralelo, PNZ está passando por um processo de modernização, com investimentos de R$ 56 milhões.

Radar secundário de Petrolina completou um ano 

O mais novo radar secundário de vigilância aérea adquirido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, o Decea, completou um ano de operações no aeroporto de Petrolina, no fim de julho.

O equipamento de modelo RSM970S NG, de fabricação nacional, é resultado de um contrato assinado pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea) e entre as empresas Omnisys e Clemar. Ele substituiu um outro radar, já considerado obsoleto. 

Os radares secundários fornecem dados para o adequado gerenciamento do tráfego aéreo por meio do envio de interrogações ao transponder das aeronaves, as quais respondem ao radar com suas informações de identificação, posição, velocidade e demais características, permitindo aos controladores em solo a obtenção de informações mais exatas sobre a localização no espaço aéreo.

Aeroporto Nordeste Pernambuco CCR Aeroportos Petrolina trio forrozeiro Francisco Carmo Fernandes Assunção PNZ escultura

Leia também

Azul fará 40 voos extras para cinco destinos em outubro
Aeroporto de Teresina recebe investimentos