Ethiopian Airlines recebeu o seu primeiro 737 MAX em pouco mais de três anos
Marcel Cardoso Publicado em 04/07/2022, às 11h25
A Ethiopian Airlines recebeu, no último sábado (2), o seu primeiro Boeing 737 MAX 8 depois do grave acidente envolvendo um avião da companhia aérea, há pouco mais de três anos.
Ethiopian Airlines have this week taken delivery of their first 737MAX since the 2019 crash which resulted in the worldwide grounding of the type. ET-AWJ is photographed here arriving into @manairport this morning, routing Boeing Field - Manchester - Addis Ababa on delivery ✈️ pic.twitter.com/sRwvP49Abs
— Harrison (@_HRphotography) July 1, 2022
A aeronave de registro ET-AWJ deixou os Estados Unidos na quinta-feira (30) e pousou em Addis Ababa (ADD), na Etiópia, na manhã de sábado (2), com escala técnica em Manchester (MAN), na Inglaterra. A última unidade do modelo (ET-AVK) havia sido entregue em dezembro de 2018.
Em fevereiro, a Ethiopian Airlines foi uma das últimas companhias aéreas do mundo a retomar as operações comerciais com o 737 MAX, pouco mais de um ano após a Administração Federal de Aviação dos Estados (FAA) ter confirmado a nova certificação do modelo.
Em 10 de março de 2019, o avião de registro ET-AVJ caiu após decolar de ADD para Nairóbi (NBO), no Quênia, matando todas as 157 pessoas a bordo. O acidente, seguido de um evento anterior envolvendo uma unidade da Lion Air, desencadeou a suspensão das operações do 737 MAX em todo o mundo até que correções pudessem ser realizadas em seus sistemas, o que durou 20 meses.
Durante este período, companhias aéreas recorreram ao aluguel temporário de aeronaves para que o transporte de passageiros não fosse comprometido. A prática foi adotada pela Gol Linhas Aéreas, no Brasil.