Presidente da Ucrânia visitou quatro países da Europa sob forte esquema de segurança, que inclui até a escolta de caças
Por André Magalhães Publicado em 16/05/2023, às 09h10
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez nos útimos dias um tour diplomático pela Europa, buscando apoio para resistir a invasão russa. A viagem contou com forte esquema de segurança, incluindo até escolta de caças.
O presidente ucraniano visitou a Itália, França, Alemanha e Reino Unido, com o propósito de reafirmar os laços com a comunidade europeia e buscar o fornecimento de equipamentos bélicos.
Und hier noch ein paar Eindrücke von unserem Flug mit @ZelenskyyUa. Im #A350 der Flugbereitschaft ging es von Berlin nach Geilenkirchen. Immer mit dabei: unsere #Eurofighter zur Absicherung. Diesmal vom Fliegerhorst Nörvenich. Dank an die aufmerksamen Beobachter für das Material. https://t.co/PVA3e5WikC pic.twitter.com/yjLrT25CaB
— Team Luftwaffe (@Team_Luftwaffe) May 15, 2023
O A350 VIP do governo alemão transportou o líder ucraniano e foi escoltado por caças Eurofighter Typhoon durante o voo entre Berlim e a cidade Geilenkirchen.
O presidente Zelensky ainda utilizou aeronaves oficiais de outros países visitados, como um Dassault Falcon, da França, e um Airbus A319 CCJ do governo italiano, este último escoltado por caças Typhoon.
IAM3109 (Airbus A319) transporting 🇺🇦 President to Italy being escorted by 🇮🇹 Eurofighters.
— Thenewarea51 (@thenewarea51) May 13, 2023
pic.twitter.com/k6OVmu4n0R
Nos últimos meses Kiev tem recebido uma massiva ajuda bélica de países ocidentais, incluindo tanques, veículos blindados, drones, foguetes, munição, mísseis, helicópteros e caças. Os aviões de combate foram um dos itens de maior destaque da lista, com Polônia e a Eslováquia doado alguns MiG-29 para a força aérea ucraniana, que já utiliza o modelo.