Terremoto de 8,8 na Rússia gera alertas de tsunami no Pacífico e leva ao cancelamento de voos e fechamento de aeroportos em vários países
Por Marcel Cardoso Publicado em 30/07/2025, às 08h39
Um terremoto de magnitude 8,8 registrado na Península de Kamchatka, na Rússia, na noite de ontem (29), provocou alertas de tsunami em diversos países banhados pelo Pacífico, levando à suspensão de voos e fechamento de aeroportos em regiões de risco.
Na madrugada de hoje (30), uma onda de 1,2 metro atingiu a costa de Oahu, no Havaí, segundo a rede britânica BBC. Autoridades ordenaram evacuações para áreas elevadas. A ameaça de ondas maiores afetou operações aéreas nos Estados Unidos, Japão, América Latina e Oceania.
A Hawaiian Airlines suspendeu voos de e para o arquipélago, afirmando estar monitorando os impactos do alerta. A Alaska Airlines, do mesmo grupo, emitiu isenção de taxas para remarcação e alertou sobre possíveis “impactos operacionais”.
Huge waves reached the coastline of Hokkaido in Japan after a magnitude 8.8 earthquake struck off Russia's Far Eastern Kamchatka Peninsula https://t.co/uZy2bkYyKW pic.twitter.com/UlN6eToK7K
— Reuters (@Reuters) July 30, 2025
No Japão, cerca de dois milhões de pessoas foram evacuadas. A Agência Meteorológica do país informou que ondas já atingiram as províncias de Fukushima, Miyagi e Iwate. O aeroporto de Sendai teve sua pista fechada, e companhias como All Nippon Airways, Japan Airlines, Airdo e IBEX Airlines cancelaram voos para Kushiro, Hakodate e Sendai.
Além das operadoras japonesas, as taiwanesas EVA Airways, Starlux Airlines e Tigerair Taiwan também cancelaram voos com destino a Sendai, ampliando o impacto sobre a malha aérea da Ásia-Pacífico.
Diversos países da costa do Pacífico permaneceram sob vigilância, incluindo México, Peru, Equador, Chile, Nova Zelândia e a costa oeste dos Estados Unidos. As autoridades seguem monitorando possíveis réplicas e deslocamentos do mar.