Reestruturação exigiu cinco anos de planejamento e altera filosofia utilizada até então
Por Gabriel Benevides Publicado em 28/05/2021, às 16h00 - Atualizado em 31/05/2021, às 14h45
Mudança no tráfego aéreo deverá ampliar a capacidade e reduzir tempo de voo das aeronaves
Após meses de estudos e um processo delicado o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) passou a operar o Projeto TMA-SP Neo, uma nova reestruturação na área de controle da terminal São Paulo, a mais congestionada do país.
Sob a responsabilidade do Decea e do Centro Regional de controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), o empreendimento integra o Programa SIRIUS Brasil e está com as suas atividades em operação desde o dia 20 de maio.
O processo de implementação foi um dos mais complexos realizados recentemente no país, envolvendo um redesenho de procedimentos ao menos tempo que o sistema anterior era empregado normalmente.
O sistema emprega o Point Merge System, método que otimiza o fluxo e sequenciamento das aeronaves em descida para pouso, principalmente nos momentos de grande pico nos principais aeroportos de São Paulo, incluindo Guarulhos, Congonhas, Campinas e São José dos Campos.
Somente o Aeroporto de Guarulhos é o responsável por deter o maior volume de tráfego aéreo, com mais de 24 mil voos por mês. O projeto também aumenta a capacidade do espaço aéreo para a acomodação da demanda projetada, havendo também uma significativa contribuição para a preservação do meio ambiente, com a redução das emissões de Co₂ das aeronaves.
“Foram 5 anos de grande dedicação ao Projeto, entre estudos, treinamentos, deliberações e entrega de produtos, como as 213 Cartas de Navegação Aérea, voadas pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). Um trabalho grandioso e que envolveu muito esforço do efetivo de todas essas organizações, empresas e instituições”, informou o DECEA.
A implantação foi dividida em duas fases. A primeira, de transição, iniciada no dia 19 de maio, com a entrada do novo ciclo de Regulamentação e Controle de Informação Aeronáutica - calendário internacional e permanente - estabelecido pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que fica as datas para a divulgação de dados ou mudanças relacionadas à infraestrutura da navegação aérea, bem como os novos procedimentos de voo.
Durante quatro horas, alguns procedimentos de circulação aérea anterior permaneceram sendo utilizados para que a troca para o novo procedimento fosse feita em um momento mais apropriado, de baixa demanda.
Com o Projeto TMA-SP Neo em vigor, o novo procedimento espera colher resultados positivos no aumento da capacidade do espaço aéreo, reduzir esperas e atrasos, diminuir a carga de trabalho de controladores de tráfego aéreo e de pilotos e manter os elevados índices de segurança operacional.