Tecnologia Unicrackin Fischer-Tropsch da Honeywell foi desenvolvida para aumentar o rendimento de combustível poderá reduzir tanto os custos quanto os resíduos de produção
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 03/05/2024, às 15h00
A Honeywell anunciou hoje (3), uma importante inovação em sua tecnologia de produção de combustível sustentável para aviação (SAF, na sigla em inglês). A tecnologia Unicrackin Fischer-Tropsch, desenvolvida para aumentar o rendimento de combustível poderá reduzir tanto os custos quanto os resíduos de produção, respondendo à crescente demanda global por combustíveis mais ecológicos.
Este avanço permite a produção de SAF utilizando biomassa, como sobras de colheitas, restos de alimentos ou resíduos de madeira, com uma redução de 90% na intensidade de carbono em comparação com os combustíveis fósseis convencionais, como o querosene de aviação (QAV). A nova tecnologia aumenta a eficiência da produção em 3 a 5% e também diminui os custos operacionais em até 20%.
A indústria da aviação está em um ponto crítico, buscando fontes renováveis de combustível que não dependam exclusivamente de matérias-primas tradicionais, como óleos vegetais e gorduras animais, o que amplia a necessidade de novas matérias-primas.
"À medida em que a demanda por SAF continua a crescer, a indústria da aviação enfrenta o desafio de suprimentos limitados de matérias-primas tradicionais para a produção do combustível, como óleos vegetais, gorduras animais e óleos residuais", explicou José Fernandes, presidente da Honeywell para a América Latina e vice-presidente de Soluções de Energia e Sustentabilidade. "Quando combinada com o processo de Fischer-Tropsch existente, nossa nova tecnologia expandirá as opções disponíveis na indústria para fontes mais abundantes, melhorando, em última análise, a capacidade de nossos clientes de produção".
A DG Fuels, localizada em Louisiana, EUA, vai adotar esta tecnologia em sua nova planta de biocombustíveis, projetada para ser a maior instalação de produção de SAF do mundo utilizando o processo FT. A planta, com início de operação previsto para 2028, produzirá 13.000 barris de SAF por dia.
"Este é um grande avanço no apoio ao objetivo da indústria aérea de alcançar emissões líquidas zero de carbono da aviação internacional até 2050", afirmou Michael Darcy, CEO da DG Fuels.
Desde a introdução do seu processo Ecofining em 2016, a Honeywell continua a expandir seu portfólio de tecnologias de combustíveis renováveis, que agora inclui a tecnologia Ethanol to Jet e a eFining, que converte hidrogênio verde e dióxido de carbono em e-combustíveis
Segundo a Honeywell, suas atuais tecnologias de SAF estão configuradas para superar uma capacidade combinada de 500.000 barris por dia, apoiando a meta da indústria de aviação de alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2050.