Uma das companhias aéreas estrangeiras mais presentes no Brasil a TAP completou 80 anos de fundação
Por Marcel Cardoso Publicado em 17/03/2025, às 10h37 - Atualizado em 18/03/2025, às 09h45
A TAP Air Portugal celebrou, na última sexta-feira (14), seus oitenta anos de história. Fundada em 14 de março de 1945, em Lisboa, por Humberto Delgado, então Diretor do Secretariado da Aeronáutica Civil, a companhia evoluiu de uma pequena operadora para uma das principais transportadoras aéreas da Europa.
Os primeiros voos comerciais foram realizados dezoito meses mais tarde, em 19 de setembro de 1946, com dois C-47, aeronaves militares da ex- Força Aérea do Exército dos Estados Unidos (USAAF) adaptadas para a aviação civil. Cada um tinha capacidade para até 21 passageiros.
Como parte das comemorações, a TAP lançou um novo filme publicitário, com foco na promoção de Portugal ao redor do mundo. Segundo a empresa, o filme destaca os aviões da TAP como embaixadores da hospitalidade e valores portugueses.
Além disso, foi apresentado o livro "Voar é Preciso", que reúne mais de setecentas imagens, a maioria inéditas, ilustrando os oitenta anos de história da companhia. O livro aborda a evolução da frota e a importância dos aviões da TAP em sua trajetória.
“Este percurso foi feito com a dedicação incansável de milhares de trabalhadores e a confiança dos nossos clientes e parceiros. Enfrentamos desafios, superámos adversidades e, com resiliência, reinventámo-nos para continuar a voar mais alto", disse Luís Rodrigues, presidente da TAP Air Portugal.
Atualmente, a TAP opera com uma frota de 99 aviões e, na próxima temporada europeia de verão, estará presente em 84 destinos. Desses, quatorze estão na América do Sul, incluindo o Brasil, onde conecta Lisboa e Porto a São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG) e outras onze cidades.