Aeronave norte-americana poderá ter valores abaixo do habitual
Por André Magalhães Publicado em 03/01/2022, às 09h19 - Atualizado às 10h28
Caça F-35 têm obtido muitas vendas no mercado internacional nos últimos meses | Foto: Divulgação
A Real Força Aérea da Tailândia está interessada na aquisição de oito caças furtivos Lockheed Martin F-35A, a informação veio através do site Bangkok Post, que entrevistou o comandante-chefe tailandês, Napadej Dhupatemiya.
"Não exigimos uma frota completa de jatos F-35. Podemos usar apenas oito a 12 e drones para voar ao lado da aeronave tripulada", disse Napadej, ao site Bangkok Post.
Um detalhe publicado pelo site é referente ao valor do avião, que apresenta um custo reduzido, algo em torno de 82 milhões de dólares, cada unidade, o valor habitual é de aproximadamente 142 milhões.
Companhia turbina salário de pilotos para evitar cancelamento de voos
.Entretanto, o F-35A, deverá ter um ou mais concorrentes, um deles poderá ser o Saab Gripen E, que está em produção e em fase de entrega para o Brasil e para a Suécia. A nova versão do Gripen é conhecida por seu baixo valor, que gira em torno dos 85 milhões, mas de acordo com o já referido site, o valor do rival norte-americano poderia cair para cerca de 70 milhões.
A autoridade tailandesa ainda disse que o ano fiscal do planejamento orçamentário da real força aérea da Tailândia deverá começar em 2023.
Atualmente a primeira linha da força aérea do país asiático é equipada com unidades de caças F-5, F-16 e o JAS 39 Gripen C/D