Synerjet fecha parceria para trazer avião agrícola autônomo ao Brasil

A parceria com uma startup permitirá que a Synerjet traga um avião agrícola autônomo ao país

Por Marcel Cardoso Publicado em 31/01/2025, às 08h22

A startup prevê entregar as primeiras unidades do Pelican Spray à Synerjet no início de 2026 - Synerjet

A Synerjet e a startup Pyka anunciaram na última quinta-feira (30), uma parceria para a introdução do Pelican Spray, uma aeronave agrícola autônoma e 100% elétrica, no mercado brasileiro.

O modelo é o maior Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS) autorizado por reguladores da aviação civil dos Estados Unidos para operações comerciais. No Brasil, a aeronave deverá operar sob as regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A parceria com a Pyka não poderia ter vindo em melhor hora. Agora podemos oferecer aos nossos clientes uma aeronave inovadora, projetada para ser a mais avançada em pulverização agrícola”, disse José Eduardo Brandão, CEO da Synerjet.

Desde a entrega da primeira unidade em 2021, a Pyka expandiu sua atuação na América do Norte e Central. Atualmente, possui uma frota de dez aeronaves agrícolas em operação. “Esperamos vender pelo menos vinte unidades no primeiro ano e aumentar significativamente esse número, com a previsão de que o mercado possa absorver até 100 aeronaves por ano”, disse Mateus Dallacqua, Diretor de Vendas e Inovação da Synerjet.

O Brasil é um dos principais produtores agrícolas do mundo e lidera a exportação de soja, café, suco de laranja, algodão e açúcar. Nos últimos anos, o país superou os Estados Unidos na exportação de algodão. A Pyka prevê entregar as primeiras unidades do Pelican Spray à Synerjet no início de 2026. Os modelos programados para produção em 2025 serão destinados a clientes nas Américas Central e do Sul. 

aviação agrícola drone agrícola tecnologia agrícola Pelican Spray pulverização agrícola elétrica ANAC aviação aeronave agrícola autônoma UAS autorizado FAA mercado aeroagrícola Synerjet Pyka

Leia também

Aviação agrícola lançou 40 milhões de litros de água contra incêndios em 2024
Lei garante que aviões agrícolas possam ser usados nas lavouras gaúchas