Helicóptero não tripulado irá ampliar soluções logísticas para o setor offshore

SwissDrones e Omni realizaram a primeira operação Bvlos offshore no Brasil com o helicóptero não tripulado SDO 50

Por Marcel Cardoso Publicado em 18/09/2025, às 12h13

Teste inédito envolveu voos Bvlos com helicóptero não tripulado SDO 50, reforçando o potencial dos VANT em operações logísticas no setor de energia - Divulgação

A SwissDrones, fornecedora suíça de sistemas aéreos não tripulados, e a Omni Unmanned, do grupo Omni Helicopters International, concluíram uma prova de vonceito offshore para uma empresa de energia no Brasil.

O teste marcou a primeira operação no país de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) em regime Beyond Visual Line of Sight (Bvlos), utilizando o modelo SDO 50, um helicóptero não tripulado de decolagem e pouso vertical, projetado para longo alcance e transporte de cargas.

Testes em condições severas

As operações foram realizadas ao longo de vários dias na costa do Rio de Janeiro, sob ventos fortes e ambiente adverso. A aeronave foi pilotada por equipes da Omni Táxi Aéreo, que executaram voos entre plataformas offshore. O teste incluiu fases distintas de controle, com pilotos em diferentes plataformas e transferência autônoma da aeronave em voo.

Aplicação em cenário real

Durante a campanha, surgiu a necessidade emergencial de transportar uma peça de equipamento para evitar a paralisação de uma plataforma. O SDO 50 realizou a entrega com sucesso, evitando custos adicionais com o uso de embarcações ou helicópteros tripulados, além de reduzir o tempo de inatividade operacional.

É ótimo ver as empresas de energia adotando tecnologias de VANTs de longo alcance que oferecem transporte aéreo entre plataformas offshore de forma mais rápida, segura, sustentável e econômica”, disse Ulrich Amberg, CEO da SwissDrones.

Segundo ele, “esse futuro só pode ser concretizado com a colaboração entre desenvolvedores de tecnologia, especialistas em pilotagem e mobilidade aérea, e as próprias empresas de energia”.

Para Roberto Coimbra, Diretor do Conselho do Grupo OHI, a utilização de aeronaves não tripuladas já faz parte da realidade operacional: “Aeronaves não tripuladas já não são mais uma solução da próxima geração para a indústria de energia. Elas são uma solução aplicável, implementável e necessária hoje, como demonstrado pelo cenário real da peça sobressalente que surgiu durante o teste.”

Benefícios estratégicos

Os testes reforçam o potencial dos helicópteros não tripulados para entregas de carga offshore. Além da dimensão física reduzida, que facilita o armazenamento em plataformas, os VANT contribuem para a redução de riscos de segurança e emissões de carbono, ampliando a eficiência logística na aviação de negócios aplicada ao setor de energia.

Vant VTOL Energia plataformas OHI BVLOS transporte offshore aviação não tripulada Omni Unmanned helicóptero não tripulado SwissDrones SDO 50

Leia também

Omni apresenta soluções de drones para inspeção de dutos
Omni Helicopters forma primeiros pilotos guianenses para operações offshore