Surf Air Mobility fecha acordo com duas empresas aéreas da África

Motores elétricos da Surf Air Mobility vão equipar Cessna Grand Caravan da Safarilink e Yellow Wings

Por Wesley Lichmann Publicado em 05/01/2024, às 10h25

Queniana Yellow Wings atende mais de 500 aeródromos africanos - Divulgação

A Surf Air Mobility fechou ontem (4), um acordo para fornecer motores elétricos para os Cessna Grand Caravan das empresas aéreas Safarilink e Yellow Wings, ambas do Quênia, no Leste da África.

Os tradicionais motores Pratt & Whitney PT6-114A que equipam os Cessna 208 Grand Caravan serão convertidos até 2027, reduzindo os custos operacionais em até 50% e eliminando a emissão de carbono, em meio as metas de sustentabilidade do setor.

O acordo também se alinha com o recente anúncio do governo queniano de abandonar completamente os combustíveis fósseis e optar por fontes de energia renováveis ​​até final desta década.

A Safarilink possui oito Grand Caravan em sua frota, enquanto a Yellow Wings opera outros quatro exemplares do modelo. 

A Surf Air será a pioneira na utilização do monomotor híbrido batizado de Eco Caravan, com o início das operações no primeiro semestre deste ano. A versão possibilitará a abertura de novas rotas, hoje não viáveis com as aeronaves impulsionadas por combustão. 

"Acreditamos que África está na vanguarda da mobilidade aérea regional. A Surf Air está entusiasmada em trabalhar com empresas inovadoras e pioneiras como Safarilink e Yellow Wings", disse Stan Little, CEO da Surf Air Mobility. 

Voo Textron Cessna Sustentabilidade África Pratt & Whitney Operação turboélice motores monomotor motor elétrico Cessna Grand Caravan Cessna 208 Rota Surf Air Mobility

Leia também

Força aérea dos EUA recebeu novos aviões a pistão da Cessna
Textron fecha a venda de 48 Cessna Skyhawk com a BAA Training