Superjet enfrenta falta de interesse do mercado internacional

Primeiro avião comercial desenvolvido na Rússia pós União Soviética não recebeu nenhum pedido recentemente

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 21/02/2020, às 14h00 - Atualizado às 14h09

O consórcio Superjet enfrenta grandes dificuldades para a comercialização do SSJ100 Superjet, o avião regional desenvolvido pela russa Sukhoi em parceria com a italiana Leonardo. Apenas 142 aeronaves foram comercializadas e a expectativa é entregar 17 unidades em 2020, ao mesmo tempo que o programa não recebeu nenhum pedido nestes dois primeiros meses do ano.

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Considerado o primeiro novo projeto comercial pós União Soviética, o modelo prometia revolucionar o setor e inserir a Rússia no seleto grupo de fabricantes de sucesso na aviação civil. Todavia, o Superjet obteve vendas limitadas, voando principalmente pela russa Aeroflot, que possui 54 aviões na frota. A empresa ainda assinou em 2019 um acordo para receber até 100 aviões do modelo até 2026, a consolidando como a maior operadora do tipo no mundo.

A principal venda internacional do Superjet ocorreu para a mexicana Interjet, mas a empresa planeja retirar de operação todos seus 22 aviões e a irlandesa City Jet tirou de serviço seus sete SSJ100. O modelo sofre com o pouco interesse do mercado, que tem optado pela família E-Jet da Embraer e mais recentemente para o A220, ainda que o modelo da Airbus seja maior.

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