Southwest reporta perdas e reduz estimativas do 737 MAX

Southwest Airlines tem prejuízo de US$ 159 milhões no primeiro trimestre e reduz entregas do 737 MAX

Por Wesley Lichmann Publicado em 28/04/2023, às 14h10

Falhas no sistema cancelaram mais de 16 mil voos da Southwest em dezembro - Divulgação

A Southwest Airlines reportou ontem (27), prejuízo líquido de US$ 159 milhões no primeiro trimestre de 2023. O resultado foi impactado pelas perdas de US$ 325 milhões relacionadas ao cancelamento de mais de 16 mil voos no último mês de dezembro.

As receitas no trimestre encerrado em março aumentaram 21,6% em relação ao mesmo período um ano antes, para US$ 5,7 bilhões, recorde para o primeiro trimestre. Os custos aumentaram para US$ 6 bilhões, alta de 23,6% frente um ano antes.

A capacidade da transportadora com sede em Dallas, aumentou 10,7% na comparação anual, superando expectativa anterior.

A Southwest encerrou o primeiro trimestre com US$ 11,7 bilhões em dinheiro e investimentos de curto prazo e uma linha de crédito rotativo totalmente disponível de US$ 1 bilhão. Em março, a companhia tinha uma liquidez de US$ 3,6 bilhões.

A maior cliente do 737 MAX, recebeu as trinta aeronaves programadas para os três primeiros meses do ano. Com a suspensão das entregas, a Southwest reduziu em vinte unidades a previsão de entregas do MAX -8 para o ano fiscal de 2023, passando de noventa para setenta aeronaves.

"Devido aos desafios da cadeia de suprimentos da Boeing e ao status atual da certificação -7, a empresa estima atualmente aproximadamente 70 entregas de aeronaves -8 em 2023.", afirma a Southwest Airlines em comunicado.

Ainda em 2023, a companhia aposentará vinte e seis 737-700 neste ano, ante orientação anterior de vinte e sete aviões.

A transportadora espera encerrar o ano com uma frota composta por 814 jatos da família 737, aumentando em até 15% sua capacidade em relação ao ano passado, mas um ponto percentual abaixo da projeção anterior.

Com pedidos que totalizam 388 aeronaves da família MAX, incluindo 271 unidades da versão -7, a Southwest acredita que não implementará a menor variante do modelo ainda este ano.

 

 

 

 

Entregas Boeing 737 MAX Estados Unidos Prejuízo Resultados Boeing 737 MAX Lucro Frota Financeiro Suspensão Southwest Airlines estimativa Projeção Planos

Leia também

Uma das maiores companhias aéreas dos EUA está à beira do colapso
Empresa aérea concordou com a Boeing e omitiu sistema MCAS