Cessna 750 Citation X será utilizado no programa de compartilhamento da Solojet, empresa de voos privados com sede em Jundiaí
Por Wesley Lichmann Publicado em 04/01/2024, às 12h00
A empresa de voos privados Solojet recebeu no aeroporto de Jundiaí, no interior de São Paulo, seu primeiro Cessna 750 Citation X, ampliando sua frota dedicada ao programa de compartilhamento de aeronaves.
O mais novo avião executivo será reconfigurado e se juntará aos atuais quatro Hawker 400X, utilizados no programa Solojet Shares, onde clientes podem contratar cotas operacionais da frota de acordo com suas necessidades, tanto para deslocamentos de negócios ou lazer.
Na última semana de 2023, a transportadora foi homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para operar aeronaves de propriedade compartilhada, seguindo o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil designado RBAC91K.
O Citation X pode transportar até doze passageiros e dois pilotos, com alcance de 3.700 milhas náuticas, ou 5.956 quilômetros, com velocidade de cruzeiro de 527 nós, 972 km/h, e teto operacional de 51.000 pés, o equivalente a 15.545 metros de altitude.
Equipado com os motores Rolls-Royce Allison AE 3007C, o bimotor pode operar em pistas com dimensões inferiores a 2.000 metros de comprimento.
"Estamos muito contentes em celebrar a homologação com a chegada de mais uma aeronave, ainda mais com o Citation X, que é um modelo perfeito para viagens internacionais, que somos homologados para a manutenção e uma aeronave querida do mercado mundial. Desde a mudança na legislação de compartilhamento de aeronaves apostamos neste segmento e a demanda segue crescente", disse André Bernstein, CEO da Solojet.