Solenidade no Rio de Janeiro comemora o Dia do Especialista de Aeronáutica

O dia de solenidade na Base Aérea do Galeão teve entrega de medalhas e sobrevoo da esquadrilha da fumaça

Marcel Cardoso Publicado em 25/03/2022, às 13h55

As duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium foram recebidas no evento - AERO Magazine/Marcel Cardoso

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (25), na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, uma cerimônia alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica, data que homenageia Suboficiais e Sargentos da instituição e que coincide com o dia da criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, sediada em Guaratinguetá, no interior de São Paulo.

O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro do Ar, Carlos de Almeida Baptista Júnior, e marcou também a imposição da medalha Bartolomeu de Gusmão, em homenagem ao padre, de mesmo nome, que foi um dos precursores da aviação. Ela é concedida a personalidades militares e civis que se destacaram nos serviços na FAB. 

Em seguida, os A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça sobrevoaram o local e, no final, foram apresentadas as duas primeiras aeronaves KC-390 Millenium, da Embraer, pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) - Esquadrão Gordo.

Os KC-390 tem capacidade de realizar missões de transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, etc. É o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul e, segundo a FAB, foi projetado para atender aos requisitos operacionais da instituição, bem como a grande mobilidade às forças de defesa do Brasil.

aeronave notícias de aviação avião aviação FAB Rio de Janeiro Aeronáutica solenidade

Leia também

Base aérea no Rio de Janeiro recebe os primeiros KC-390
Caças da FAB interceptaram aeronave com drogas no Mato Grosso do Sul