O dia de solenidade na Base Aérea do Galeão teve entrega de medalhas e sobrevoo da esquadrilha da fumaça
Marcel Cardoso Publicado em 25/03/2022, às 13h55
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (25), na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, uma cerimônia alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica, data que homenageia Suboficiais e Sargentos da instituição e que coincide com o dia da criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, sediada em Guaratinguetá, no interior de São Paulo.
O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro do Ar, Carlos de Almeida Baptista Júnior, e marcou também a imposição da medalha Bartolomeu de Gusmão, em homenagem ao padre, de mesmo nome, que foi um dos precursores da aviação. Ela é concedida a personalidades militares e civis que se destacaram nos serviços na FAB.
Em seguida, os A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça sobrevoaram o local e, no final, foram apresentadas as duas primeiras aeronaves KC-390 Millenium, da Embraer, pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) - Esquadrão Gordo.
Os KC-390 tem capacidade de realizar missões de transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, etc. É o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul e, segundo a FAB, foi projetado para atender aos requisitos operacionais da instituição, bem como a grande mobilidade às forças de defesa do Brasil.