Piper vende cinco unidades do Seminole DX à escola de aviação

Skyborne Airline Academy adquire cinco Piper Seminole DX equipado com motor ciclo diesel

Por Marcel Cardoso Publicado em 07/10/2025, às 12h24

Seminole DX oferece considerável redução nos custos operacionais quando comparado ao modelo abastecido com gasolina - Divulgação

A Piper Aircraft anunciou hoje (7), que a Skyborne Airline Academy confirmou a aquisição de cinco Piper Seminole DX, tornando-se a primeira escola de aviação dos Estados Unidos a incorporar a versão a ciclo diesel do bimotor.

O pedido marca um passo relevante na modernização de frotas de treinamento, com foco em eficiência operacional e redução de impacto ambiental. O motor oferece capacidade de ser abastecido com querosene de aviação, com menor custo e emissão de poluentes sensivelmente inferior a gasolina.

Desempenho e eficiência

Apresentado em julho, o Seminole DX é equipado com o motor DeltaHawk DHK4A180, de 180 hp, certificado pela agência federal de aviação civil dos EUA (FAA, na sigla em inglês). A aeronave oferece até 35% de redução no consumo de combustível em comparação à versão convencional, além de 32% de ganho na taxa de subida monomotor e 70% de aumento no teto absoluto de voo em condição monomotor. O modelo também incorpora aviônicos Garmin G1000 NXi.

Skyborne e a parceria com a Piper

Localizada na Flórida, a Skyborne já havia ingressado na Piper Flight School Alliance em 2023, inicialmente com onze unidades Pilot 100i, ampliando posteriormente a encomenda para mais de trinta unidades. A introdução do Seminole DX complementa o crescimento da frota.

O Seminole DX surge em um momento de crescente demanda por aeronaves mais econômicas e de menor emissão, especialmente em operações de treinamento intensivo. 

Piper Aircraft aviação sustentável treinamento de pilotos Garmin G1000 NXi avião a diesel bimotor de instrução Skyborne Airline Academy Piper Seminole DX

Leia também

Piper seleciona 8 estudantes como embaixadores globais
Piper e Boeing reforçam parceria