Voos voltam a ser operados normalmente no Reino Unido, após problema técnico reduzir o fluxo de tráfego aéreo
Por Wesley Lichmann Publicado em 29/08/2023, às 16h15
Em comunicado publicado na tarde de hoje (29), Martin Rolfe, CEO do Serviço Nacional de Tráfego Aéreo britânico (NATS) pediu desculpas e disse que a falha técnica ocorrida ontem no sistema de gerenciamento de voos foi identificada e resolvida rapidamente.
O sistema de controle de tráfego aéreo do Reino Unido está normalizado, e os voos dos principais aeroportos britânicos, e rotas que cruzam o espaço aéroo britânico foram restabelecidas.
Rolfe destaca que "em nenhum momento o espaço aéreo do Reino Unido foi fechado, mas o número de voos foi significativamente reduzido."
De acordo com a NATS, a falha afetou a capacidade de processar automaticamente os planos de voos solicitados pelas companhias aéreas, com os dados sendo inseridos de forma manual.
As investigações iniciais mostram que a falha está relacionada com alguns dados de voos com informações incorretas, que foram suspensas pelos sistemas primários e de backup, para garantir a segurança das operações. Não há indicações de que tenha sido um ataque cibérnetico.
A NATS é responsável pelo gerenciamento de 2 milhões de voos por ano em alguns dos espaços aéreos e aeroportos mais movimentados do mundo, como Heathrow, em Londres, um dos dez maiores do mundo em termos de passageiros e capacidade internacional.