Siemens e Bombardier expandem parceria tecnológica

Bombardier amplia uso do portfólio Siemens Xcelerator, com base em engenharia digital, para o desenvolvimento de aeronaves

Por Marcel Cardoso Publicado em 17/04/2025, às 09h52

A Bombardier também está colaborando com a Siemens em iniciativas voltadas para formação profissional - Divulgação

A Siemens anunciou hoje (17), que a Bombardier está expandindo o uso do portfólio Siemens Xcelerator para otimizar seus processos de engenharia no desenvolvimento de aeronaves. A iniciativa reforça a adoção de soluções digitais avançadas na indústria aeroespacial.

A Bombardier passou a utilizar os softwares NX, para modelagem 3D, simulação e fabricação, e Capital, para o desenvolvimento de sistemas elétricos e eletrônicos. Desde 2018 já utilizava o Teamcenter para gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM). Com a ampliação, a empresa integrará uma linha digital contínua, unificando os projetos mecânicos e elétricos em um ambiente colaborativo baseado no Teamcenter.

Além da aplicação no ciclo de vida do produto, a Bombardier também está colaborando com a Siemens em iniciativas voltadas para formação profissional, em parceria com universidades e instituições de ensino. O objetivo é ampliar o acesso de estudantes às ferramentas digitais usadas na indústria aeroespacial.

"Com o portfólio Siemens Xcelerator, podemos transformar nossa capacidade de processamento e maximizar todas as partes do processo de fabricação, garantindo um caminho sólido para acelerar a inovação", disse Glenn Chapnik, diretor sênior de engenharia da Bombardier.

Bombardier engenharia aeronáutica automação industrial indústria aeroespacial desenvolvimento de aeronaves PLM Teamcenter Siemens Xcelerator Siemens Digital Industries Software software NX Mendix Capital Siemens thread digital

Leia também

Bombardier avança na produção do novo Global 8000
Eve e Siemens firmaram parceria para infraestrutura para os eVTOL