O segundo sistema de pouso por instrumentos para pousos ILS CAT-I foi instalado na cabeceira da pista 34 em Confins
Por Marcel Cardoso Publicado em 28/10/2022, às 19h37
Um sistema mais preciso de orientação vertical e lateral para pousos já está em operação na cabeceira da pista 34 da pista do aeroporto internacional de Belo Horizonte, em Confins.
O segundo ILS CAT-I (Instrument Landing System Categoria 1), já amplamente utilizado na cabeceira da pista (RWY) 16, é um equipamento de aproximação de pouso por instrumento de precisão para auxiliar o piloto em condições meteorológicas desfavoráveis, com visibilidade restrita, principalmente com o aumento da frequência das chuvas e possibilidade de neblina.
A tecnologia do instrumento permite informar, com exatidão, o alinhamento com o eixo da pista no plano horizontal e a trajetória eletrônica ideal de plano para guiar a aeronave no plano vertical.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação chuvosa em Minas Gerais, assim como em toda a região sudeste do país, ocorre entre os meses de outubro a março. “A implementação do ILS na cabeceira 34 representa um avanço na confiabilidade durante as aproximações nessa pista nos períodos de chuva, quando as condições meteorológicas costumam trazer visibilidades mais baixas, principalmente com maior incidência de ventos”, de acordo com o gestor de Planejamento e Segurança Operacional da BH Airport, Geovane Medina.
Foram investidos R$ 20 milhões na aquisição do equipamento. O aporte foi feito pelo Comando da Aeronáutica.