A maioria dos entrevistados pela IATA afirma preferir a praticidade de embarcar próximo de casa e a agilidade nos procedimentos nos aeroportos
Por Marcel Cardoso Publicado em 26/10/2023, às 16h39
Segundo a mais recente pesquisa global anual de passageiros da IATA, a Associação do Transporte Aéreo Internacional, os passageiros continuam priorizando a praticidade e a agilidade durante o embarque.
O levantamento mostrou que 71% dos viajantes preferem voar de um aeroporto próximo e terem todas as opções de reserva e serviços disponíveis, assim como utilizar a forma de pagamento de sua preferência. A compra das passagens diretamente com a companhia aérea é feita por 52% dos passageiros.
No caso de viagens internacionais, o complexo processo para a obtenção de eventuais vistos de entrada é um fator que desestimula a viagem. Atualmente 66% dos entrevistados preferem obter o visto de forma online e prática, enquanto 87% disseram que compartilhariam suas informações de imigração para acelerar o processo de chegada ao aeroporto.
Dentro dos terminais, a preferência é levar cada vez menos tempo da entrada do aeroporto ao portão de embarque, em especial para quem utiliza apenas a bagagem de mão. Segundo o estudo, 91% dos passageiros estão interessados em um programa especial de verificação de antecedentes para agilizar o procedimentos de segurança nos aeroportos.
A pesquisa entrevistou oito mil pessoas em mais de 200 países.