Segundo Gulfstream G800 inicia voo de testes

O segundo protótipo do G800 da Gulfstream inicia a campanha de ensaios em voo e vai realizar testes de controle ambiental, aviônicos e controle de voo

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 17/07/2023, às 19h38

- Gulfstream

O segundo Gulfstream G800 realizou seu voo de estreia, decolando no sábado (15) de Savannah, nos Estados Unidos. O segundo exemplar de teste é dedicado ao sistemas de controle ambiental, aviônicos e controle de voo, dando sequência a campanha de ensaios em voo realizado pelo primeiro protótipo, que acumula aproximadamente 1.600 pontos de testes.

O voo do segundo exemplar de ensaio do G800 utilizou uma mistura de 30% de combustível renovável de aviação, ampliando o uso de fontes renováveis em toda a fase de vida do avião, desde o desenvolvimento até sua operação regular.

Segundo a Gulfstream, o voo teve duração de 3h26, onde o G800 atingiu a velocidade máxima operacional, de Mach 0,935 aproximadamente 1.154 km/h, ou seja, 93,5% da velocidade do som.

A família de aviões de longo alcance e cabine larga da Gulfstream, assim como seus rivais, estabeleceu a velocidade máxima operacional de Mach 0,935 como o melhor cenário antes de entrar em regime transônico, o que envolveria uma série de desafios tecnológicos que poderiam inviabilizar o projeto.

O G800 é um derivado direto do também em desenvolvimento G700, compartilhando praticamente todos os sistemas. A diferença básica entre os dois aviões é o comprimento da cabine e o alcance, com o G800 tendo um comprimento total de 30,40 metros, com quatro zonas de cabine, e alcance máximo de 14.816 quilômetros. Já o G700 tem 33,48 metros de comprimento, com até cinco zonas de cabine, e alcance de 13.890 quilômetros.

“Graças à filosofia de design por trás de nossa frota, o G800 também está se beneficiando do excelente progresso que continuamos a fazer no programa de teste de voo Gulfstream G700”, explicou Mark Burns, presidente da Gulfstream.

Ambos os aviões estão em fase avançada de desenvolvimento, com o G700 avançado para iniciar o pedido de certificação. “Essa semelhança nos ajuda a aumentar a eficiência e a confiabilidade para nossos clientes”, disse Burns.

SAF Gulfstream G700 ensaio em voo G800 Mark Burns

Leia também

Gulfstream G800 realizou seu primeiro voo intercontinental
Novo jato de luxo da Gulfstream voa pela primeira vez