Certificação obtida pela Seamax para o M-22 foi emitida pela Anac e permite operar voos visuais após o pôr do sol
Por Micael Rocha Publicado em 26/04/2024, às 14h00
A Seamax Aircraft, fabricante brasileira de aeronaves esportivas leves (LSA, na sigla em inglês), anunciou recentemente que seu monomotor anfíbio Seamax M-22 se tornou o primeiro da categoria homologado para operação de voo visual noturno.
O certificado atende as normas ASTM F2245 Anexo II que versa sobre o voo visual noturno (VFR NOT) e com o parágrafo 91.205(c) do RBAC 91 da ANAC, ampliando assim as possibilidades operacionais, mesmo em voos de lazer.
De acordo com a Seamax, o avião em sua versão para voos por instrumentos (IFR, na sigla em inglês) com piloto automático, conta com as mais recentes tecnologias para voo em aeronaves LSA. Nessa versão, o M-22 vem de fábrica com o painel de instrumentos touchscreen composto pela suíte Garmin G3X integrado ao sistema GPS Garmin 175 e com piloto automático de 3 eixos.
A recente homologação permitirá à Seamax que amplie sua carteira de pedidos no Brasil e no exterior, visto que muitos operadores aguardavam a possibilidade da operação visual noturna, o que permitiria explorar durante mais tempo seus voos de recreios até horários mais próximos do pôr do sol.