Saab irá desenvolver novos lançadores de mísseis para os Gripen suecos

Pedido de novos laçadores irá modernizar e integrar a aeronave e suas armas

Por André Magalhães Publicado em 26/04/2022, às 14h30

Atualização também será feita para os caças da moderna versão Gripen E - Saab

A Saab recebeu um pedido da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV, na singla em inglês) para o desenvolvimento e a posterior integração de um novo sistema de lançamento de míssies e contramedidas (auto defesa ) para os caças Gripen C/D e Gripen E.

A empresa sueca divulgou a novidade em nota nesta quarta-feira (26) e também relatou que o contrato inclui opções para pedidos em série subsequentes.

"Após a entrega, a manutenção dos sistemas de lançamento será realizada na Suécia, o que contribui ainda mais para um fornecimento seguro de equipamentos de defesa para nossos clientes”, diz Åsa Schöllin, chefe da unidade de negócios Gripen Sustainment.

Os novos lançadores serão montados nos trilhos para mísseis e no combartimento de contramedidas das aeronaves. Com a conclusão uma conexão moderna irá intergrar de maneira sofisticada a aeronave e dos sistemas.

A lista de armas de armas que os Gripen C/D e o novo modelo Gripen E podem levar é vasta. Aqui destacamos os míssies ar-ar IRIS-T e Meteor, armas inclusive adquiridas pela Força Aérea Brasileira para equipar os novos vetores de caça do Brasil, e amplamente empregadas em várias forças aéreas do mundo.

aeronave notícias de aviação avião aviação Caça Suécia Gripen Saab mísseis Armas

Leia também

Gripen pode solucionar problemas de custos da força aérea da Áustria
Saab irá atualizar os caças Gripen JAS 39 C/D da Suécia