Projeto do novo míssil foi criado para permitir a destruição alvos furtivos e será usado no Su-57
Por André Magalhães Publicado em 06/07/2022, às 09h30
Os teste do novo míssil que irá equipar o caça de quinta geração russo Sukhoi Su-57 Felon estão perto de serem conlcuídos. O armamento em questão é do tipo ar-ar de alcance médio, planejado para engajar e destruir alvos com pequena assinatura radar, como caças de quinta geração.
A informação foi confirmada pelo próprio ministro da Defesa da Rússia, Sergey Shoigu, em teleconferência nesta terça-feria (5).
"O novo armamento ajudará a aumentar a eficiência de combate de aeronaves 'transportadoras' [caças] e aumentar o alcance de alvos aéreos engajados, incluindo veículos de pequeno porte baseados na tecnologia furtiva” disse Shoigu.
O novo míssil ar-ar é produzido pela Vympel Design Bureau e poderá ser usado em outras aeronaves além do Su-57.
No entanto, poucos detalhes técnicos foram repassados por ser considerados sensíveis para a segurança nacional. A tecnologia empregada é de interesse de nações como Estados Unidos ou Reino Unido, além da China.
Atualmente, a Força Aérea Russa está incorporando à sua aviação de caça o Su-57, com um total previsto de 76 unidades que devem estar prontas até o final da década.