Sistemas de defesa aérea da Rússia abateram caças MiG-29, helicópteros e mísseis ucranianos
Por André Magalhães Publicado em 11/05/2022, às 10h35
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que seus sistemas de defesa aérea abateram no dia 9 de maio alguns caças MiG-29 Fulcrum, seis helicópteros, um míssil Tochka-U e dois projéteis Smerch da Ucrânia.
“Durante o dia, os sistemas de defesa aérea russos derrubaram aeronaves MiG-29 das Forças Aéreas Ucranianas sobre a cidade de Severodonetsk”, disse Igor Konashenkov, porta-voz da defesa russa.
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia já dura mais de dois meses com intensos combates, principalmente no meio terrestre, mas a parte aérea também tem ocorrido.
Os seis helicópteros Mi-8 e Mi-24 foram destruídos por mísseis Oniks lançados a partir de navios na região de Odessa, mostrando que boa parte dos ataques aéreos de Moscou envolvem o uso de mísseis ar-terra de cruzeiro.
O anúncio aconteceu depois da circulação de imagens que mostram os caças Su-27 Flanker ucranianos atacando uma ilha ocupada por forças russas no Mar Negro. A aparição dos aviões foi considerada surpreendente, visto que boa parte da força aérea da Ucrânia foi destruída nos primeiros dias da invasão.
A força aérea da Ucrânia declarou precisar de mais aviões de combate, mas esta questão ainda segue indefinida. Países como a Polônia e Eslováquia disseram estarem prontos para doar seus antigos MiG-29 em troca de caças mais modernos, mas nada de efetivo ocorreu.
Contudo, também existem baixas de aeronaves no lado russo, em destacque os caças-bombardeiros Su-34 e o caça Su-35, além de vários helicópteros.