Rotor de cinco pás da Airbus é certificado na Europa

Novo sistema utilizado no H145 reduz vibração e melhora performance do modelo

Por Gabriel Benevides Publicado em 22/06/2020, às 14h50 - Atualizado às 15h37

Rotor com cinco lâminas utilizado no H145 permitiu aumentar em 150 kg o peso máximo de decolagem

O novo rotor de cinco pás do H145 foi certificado pela EASA, a agência de segurança da aviação da União Europeia, abrindo caminho para as entregas aos novos clientes nos próximos meses.

A certificação abrange toda a gama de recursos, incluindo regras de voo instrumento (IFR) e com piloto único (single pilot), assim como operações com um motor (Cat. A / Vtol) e uso de óculos de visão noturna.

LEIA TAMBÉM

A nova versão do helicóptero biturbina leve H145, o modelo mais vendido da Airbus Helicopters, foi apresentado oficialmente pela primeira vez durante a Heli-Expo 2019, que ocorreu em Atlanta. Imediatamente o modelo obteve contratos com clientes de quase todos os segmentos de mercado.

Segundo a Airbus, o H145 passou de maneira bem-sucedida em sua campanha de teste de alta atitude na América do Sul, onde a aeronave pousou na Aconcágua, montanha mais alta do hemisfério sul, comprovando sua performance em ambientes altos. O novo helicoptero também realizou testes de altitudes médias na Espanha, com clima quente, e na Finlândia para clima frio.

Com as atualizações a família H145 passa a contar com um novo rotor de cinco lâminas na variante multimissão, aumentando a carga útil do helicóptero em 150 kg (330 lb.). O projeto também trouxe o rotor principal sem rolamentos, o que facilitará as operações de manutenção, além de melhorar o conforto ao reduzir consideravelmente a vibração. A certificação pela norte-americana FAA deverá ocorrer até o final deste ano, enquanto a versão militar do H145 de cinco lâminas será finalizada em 2021.

Alimentados por dois motores Safran Arriel 2E, o H145 está equipado com controle de motor digital de autoridade total (FADEC) e o conjunto de aviônicos digitais Helionix e piloto automático de 4 eixos. O modelo ainda tem uma das menores assinaturas acústicas entre os modelos civis, tornando o H145 o helicóptero mais silencioso de sua classe.

aeronave Airbus helicóptero H145 Garmin notícia de aviação Arriel helionix Arriel 2E rotor