Rotas aéreas serão otimizadas na Região Norte

Projeto Eco Norte busca otimizar rotas e reduzir impacto ambiental na região Norte do país

Por Micael Rocha Publicado em 16/09/2024, às 06h43

Coordenado pelo Cindacta IV e ICA, projeto busca melhorar rotas para reduzir impactos ambientais na região Norte - Decea

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) anunciou a implementação do Projeto Eco Norte, que visa otimizar rotas de voo e reduzir impactos ambientais na região Norte do Brasil.

A iniciativa está em conformidade com os objetivos da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) para um setor aéreo mais sustentável. Coordenado pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV) e pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), o projeto busca melhorar a eficiência no uso do espaço aéreo, reduzindo o tempo de voo e o consumo de combustível.

As operações nas áreas de controle de Belém, Manaus e Cuiabá passarão por modificações para otimizar a implementação do projeto. Essas mudanças incluirão ajustes nos procedimentos de chegada (STAR) e saída (SID) das aeronaves.

Durante a fase de planejamento, relatórios serão elaborados para identificar melhorias e propor novas rotas. Na fase de validação, o Decea utilizará softwares para medir o impacto da redução no consumo de combustível e nas emissões de CO2. "Após isso, procedimentos serão implementados e controladores de tráfego treinados para o novo ambiente", informou o órgão.

O cronograma prevê a implementação do Projeto Eco Norte em Belém em julho de 2025, seguida por Manaus em agosto e Cuiabá em outubro do mesmo ano.

Decea controle de tráfego aéreo OACI aviação sustentável CINDACTA IV ICA Projeto Eco Norte rotas de voo otimização de rotas aéreas impacto ambiental

Leia também

Indústria aérea se reunirá para debater soluções sustentáveis no setor
Voos de helicópteros tiveram normas atualizadas pelo Decea