Rio de Janeiro pode ganhar título de Capital do Voo Livre

Um projeto de lei aprovado em uma comissão do Senado pode conceder o título de Capital do Voo Livre ao Rio de Janeiro

Por Marcel Cardoso Publicado em 08/03/2024, às 09h30

Não há emissão ou exigência de habilitação para a prática do voo livre, segundo a ANAC - Freepik/Luiz Ribeiro - via Agência Senado

A Comissão de Esporte do Senado Federal aprovou, na última quarta-feira (6), um projeto que confere o título de Capital do Voo Livre à cidade do Rio de Janeiro. Ele seguirá agora para análise no plenário da Câmara dos Deputados.

Segundo o Senador Carlos Portinho (PL/RJ), as condições climáticas e geográficas favoráveis para a prática do esporte radical são argumentos para que a capital fluminense possa obter a honraria. “A cidade é considerada um dos melhores locais do mundo para voar. Contando com 45 rampas de voo livre legalizadas, o município atrai pilotos e entusiastas de todo o país e de todo o mundo”, disse o parlamentar à Agência Senado.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) classifica a prática em asa delta ou em paragliders (parapente) como uma modalidade de alto risco e fortemente dependente das condições meteorológicas e geográficas locais. 

Não há emissão ou exigência de habilitação para a prática de esportes radicais, mas a autarquia recomenda que qualquer interessado em praticar o voo livre se habilite por meio de associações aerodesportivas reconhecidas pela comunidade praticante.

Projeto Rio de Janeiro Anac Comissão senado lei capital Título voo livre asa delta paragliders

Leia também

Drone uniu wakeskating e base jumping em prédio de Dubai
Youtuber obstruiu investigação de acidente e pode ficar até 20 anos preso