Rota triangular com voos diretos entre Belo Horizonte e Rio Branco, capital do Acre, será operada duas vezes por dia
Por Marcel Cardoso Publicado em 04/10/2024, às 17h08
A Azul Linhas Aéreas iniciou nesta sexta-feira (4), os voos diretos entre Belo Horizonte e Rio Branco, a única rota que ligará a Região Sudeste ao Acre e o retorno da companhia aérea ao estado.
O voo inaugural (AD4598) foi realizado com o Airbus A320-200N de matrícula PR-YRI, em operação desde março de 2017. A rota será feita duas vezes por dia, porém, em configurações diferentes. Pela manhã, o retorno para a capital mineira terá uma escala em Porto Velho (PVH) e durante a madrugada, a viagem será direta.
Até então, o acesso aéreo a Rio Branco (RBR) de outras regiões do Brasil era feito mediante conexão no aeroporto internacional de Brasília (BSB). "Essa rota consolida nosso terminal como a principal conexão direta com o Acre no Sudeste", disse Daniel Miranda, CEO da BH Airport, concessionária que administra o aeroporto internacional de Belo Horizonte (CNF).
Em setembro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) anunciou a implementação do Projeto Eco Norte, que visa otimizar rotas de voo e reduzir impactos ambientais na Região Norte do Brasil.
A iniciativa está em conformidade com os objetivos da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) para um setor aéreo mais sustentável. Coordenado pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV) e pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), o projeto busca melhorar a eficiência no uso do espaço aéreo, reduzindo o tempo de voo e o consumo de combustível.