Rio Branco já conta com voos diretos para o Sudeste

Rota triangular com voos diretos entre Belo Horizonte e Rio Branco, capital do Acre, será operada duas vezes por dia

Por Marcel Cardoso Publicado em 04/10/2024, às 17h08

Os voos serão operados pelo Airbus A320-200N, para até 174 passageiros - Azul Linhas Aéreas

A Azul Linhas Aéreas iniciou nesta sexta-feira (4), os voos diretos entre Belo Horizonte e Rio Branco, a única rota que ligará a Região Sudeste ao Acre e o retorno da companhia aérea ao estado.

O voo inaugural (AD4598) foi realizado com o Airbus A320-200N de matrícula PR-YRI, em operação desde março de 2017. A rota será feita duas vezes por dia, porém, em configurações diferentes. Pela manhã, o retorno para a capital mineira terá uma escala em Porto Velho (PVH) e durante a madrugada, a viagem será direta.

Até então, o acesso aéreo a Rio Branco (RBR) de outras regiões do Brasil era feito mediante conexão no aeroporto internacional de Brasília (BSB). "Essa rota consolida nosso terminal como a principal conexão direta com o Acre no Sudeste", disse Daniel Miranda, CEO da BH Airport, concessionária que administra o aeroporto internacional de Belo Horizonte (CNF).

Rotas aéreas serão otimizadas no Norte

Em setembro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) anunciou a implementação do Projeto Eco Norte, que visa otimizar rotas de voo e reduzir impactos ambientais na Região Norte do Brasil.

A iniciativa está em conformidade com os objetivos da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) para um setor aéreo mais sustentável. Coordenado pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV) e pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), o projeto busca melhorar a eficiência no uso do espaço aéreo, reduzindo o tempo de voo e o consumo de combustível.

azul linhas aéreas Airbus A320 voos Belo Horizonte Rio Branco conectividade região Norte aviação comercial no Brasil rota aérea Acre Sudeste

Leia também

Azul fará mais de 3.000 voos extras no verão
Mais um aeroporto na Região Norte teve obras concluídas