Representantes do poder público e investidores trataram da relicitação do aeroporto de Natal em reunião
Por Marcel Cardoso Publicado em 03/02/2023, às 08h40
Investidores se reuniram com representantes do Ministério de Portos e Aeroportos e da Agência Nacional de Aviação Civil ontem (2) para tratarem da relicitação do aeroporto internacional de Natal.
O Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmou que há um esforço grande do governo federal em dar viabilidade a aeroportos regionais, que possuem caráter de acessibilidade e de integração nacional, além da necessidade de se investir em mecanismos que possam baratear o custo das passagens aéreas.
Na ocasião, foram apresentados os diferenciais do aeroporto (NAT) e um estudo de viabilidade para operadores aeroportuários interessados em investir na ampliação, manutenção e exploração da unidade aeroportuária. “Esperamos que a relicitação do aeroporto seja um marco para essa nova fase de integração do país pelo modal aéreo”, segundo o diretor-presidente da Anac, Juliano Noman.
A publicação do edital de relicitação está prevista para entrar em pauta em uma reunião da diretoria colegiada da agência, que irá acontecer na próxima terça-feira (8). A data do leilão poderá ser definida no mesmo dia.
Em março de 2020, a Inframérica, concessionária que administra NAT, anunciou a devolução do aeroporto para o governo federal, depois de sete anos. Em 2014, um novo terminal de passageiros foi entregue, mas a sua capacidade fechou o ano de 2019 com cerca de 50% do movimento esperado.
A empresa reclamou também da defasagem das tarifas aeroportuárias, que estavam ao menos 35% menores do que o de outros terminais sob concessão pela iniciativa privada, na ocasião.