Relatório mostra que o 737 MAX não foi responsável por pouso catastrófico

Um 737 MAX perdeu o trem de pouso ao sair da pista após uma falha de julgamento durante a pilotagem

Por Micael Rocha Publicado em 08/04/2024, às 08h00

Boeing 737 MMAX 8 sofreu danos substanciais na perna esquerda do trem de pouso principal - Redes Sociais

O relatório preliminar sobre o acidente com um 737 MAX 8, que saiu da pista no aeroporto intercontinental George Bush, ocorrido em 8 de março, aponta que a principal causa poderá ter sido causada por fator humano.

O documento do NTSB destaca que o piloto não reduziu a velocidade de forma suficiente ao livrar a pista principal para ingressar na taxiway. Ainda que não tenha causado ferimentos nos ocupantes, a manobra causou danos consideráveis no 737 MAX 8, como o colapso do trem de pouso.

Durante a corrida após o pouso e a manobra para livar a pista 27, a perna esquerda do trem de pouso principal saiu da superfície pavimentada, atingindo a tampa de uma galeria contendo fiação elétrica. Com a violência do impacto, o trem de pouso esquerdo desprendeu-se da aeronave, arrastando a fuselagem lateralmente pelo solo.

De acordo com o NTSB, o piloto solicitou ao Controle de Aproximação (Houston Approach Control) para pousar em uma pista diferente da que foi designada inicialmente pois havia a informação de que ela estava molhada e escorregadia.

A informaçào foi obtida pelo ATIS (Automatic Terminal Information Service) e o comandante avaliou que seria mais seguro pousar na outra pista, que declarou como seca, embora o copiloto tenha alertado que a pista estava molhada.

O NTSB disse que o piloto não desarmou os freios automáticos (autobrake) até cerca de 5 segundos após o pouso. O piloto afirmou que não “desacelerou muito inicialmente porque a pista parecia seca”, e ao mesmo tempo que desejava "a agilizar o tempo [de saída] da pista, preferia desacelerar gradativamente para conforto dos passageiros”.

Galeria de concreto onde roda esquerda colidiu durante acidente / NTSB

 

O relatório informa que a frenagem manual só começou 1.200 metros antes do final da pista. Os dados do FDR (Flight Data Recorder) revelou que assim que o comandante foi alertado de que restavam apenas 300 metros iniciou imediatamente a aplicação de maior pressão nos freios, porém,  ao notar que estava na seção remanescente de pista decidiu entrar na taxiway enquanto ainda freava a aeronave de forma agressiva.

A investigação informou que ao entrar na pista de táxi, o piloto sentiu a fuselagem e os pedais do freio tremerem, possivelmente causado pelo fato do trem de pouso ter saído da área pavimentada e estar rolando sobre o gramado. Os pneus esquerdos do avião colidiram contra a galeria na área ao lado do pavimento da pista, fazendo com que o Boeing 737 perdesse o trem de pouso e parasse com a asa esquerda inclinada para o chão.

O NTSB informou que continuará com as investigações para a elaboração do relatório final sobre o acidente com o voo 2477, mas sem previsão de conclusão.

Acidente United Airlines NTSB Boeing 737 MAX 8 Aeroporto Intercontinental George Bush National Transportation Safety Board

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