Reconhecimento facial chega aos embarques da Ponte Aérea

Testes nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont começam em 15 de junho

Por Marcel Cardoso Publicado em 14/06/2021, às 12h00 - Atualizado às 12h44

Reconhecimento facial deverá evitar fraude e documentos falsos em viagens

Amanhã (15) começam os testes para o uso de reconhecimento facial nos embarques dos voos da Ponte Aérea Rio-São Paulo, tanto no aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, quanto no Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro.

O projeto Embarque + Seguro 100% Digital será feito inicialmente em voos da Azul durante a fase experimental. A tecnologia dispensa o uso do tradicional cartão de embarque e de documentos de identificação dos passageiros, passando a utilizar os dados pessoais existentes nas bases oficiais do Estado e foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), vinculado ao Ministério da Infraestrutura.

Os ensaios ocorrerão na rota que liga as duas maiores cidades brasileiras e será a primeira ponte aérea do mundo a utilizar o novo serviço, que já foi disponibilizado em outros terminais, como Belo Horizonte (CNF) e Florianópolis (FLN).

A intenção é tornar mais seguro o processo de embarque, evitando que passageiros utilizem identificação falsa. Além disso, será possível identificar rapidamente eventuais foragidos da justiça, mesmo que portando documentos falsificados.

aeronave notícias de aviação avião aviação Santos Dumont Congonhas ponte aérea