Reabastecimento inédito de A400M inglês marca voo para as Malvinas

A400M fez escala em na ilha Ascensão, antes de ir para as Malvinas e foi reabastecido pelo A330 MRTT Voyager

Por André Magalhães Publicado em 15/08/2022, às 08h00

A400M está em uma categoria similar ao do norte-americano C-17 Globemaster - RAF

Pela primeira vez um A-400M Atlas, da Real Força Aérea do Reino Unido (RAF,na sigla em inglês), que tinha como destino as Ilhas Falklands (Malvinas), foi reabastecido em voo sobre o Oceano Atlântico.

O avião de transporte pesado foi reabastecido por um Voyager, o A330 MRTT da RAF, em uma operação amplamente planejada ao longo de vários dias.

A-400M está entre as principais aeronaves de grande porte na aviação cargueira militar - RAF

 

O A400M saiu da base aérea de Brison Norton, no Reino Unido, e seguiu para a Ilha de Ascensão, território ultramarino britânico no Atlântico. Após a escala técnica, o avião seguiu para as Malvinas, onde a longa distância exigia um reabastecimento. Foi neste trajeto que o A400M recebeu a transferência de combustível do Voyager, que havia decolado da base aérea de Mount Pleasant Comple, nas Falklands.

"Foi um privilégio fantástico fazer parte desta missão; ser parte de qualquer 'primeiro' é um grande negócio e ser capaz de demonstrar o que podemos fazer com esta aeronave é o que importa", declarou em nota o Esquadrão 30 da RAF.

Este voo inédito foge a regra das demais viagens de aeronaves da RAF com destino a ilha, que usualmente realiza escalas técnicas entre a Ilha Ascenção e as Falklands, usando inclusive o Brasil como ponto de reabastecimento.

A famosa ilha antártica pertence a coroa britânica, mas tal posse não é aceita pela Argentina. Entre abril e junho de 1892, ocorreu a chamada Guerra das Malvinas, quando os argentinos invadiram as ilhas, iniciando um intenso combate armado, que terminou com a vitória britânica. O território continuou com a bandeira Real, que mantém no arquipelogo alguns caças Eurofighter Typhoon.

Argentina Airbus Reino Unido Militar RAF a400m Malvinas Voyager Atlântico A300 MRTT Ilha Falklands

Leia também

Gripen tchecos são certificados para serem abastecidos por aviões-tanques alemães
Voo da Lufthansa para as Malvinas será o mais longo de sua história