Raro avião com mais de 70 anos visitou o Brasil durante viagem aos EUA

Um BT-67 da Força Aérea da Mauritânia passou pelas cidades de Fortaleza e Macapá

Por André Magalhães Publicado em 11/11/2021, às 14h48 - Atualizado em 12/11/2021, às 09h20

Um raro turbo-hélice derivado do C-47 passou pelo Brasil nesta semana, realizando escalas técnicas em Forteleza, no Ceará e em Macapa, no Amapá. O BT-67 é uma versão modernizada do veterano Douglas C-47, e a aeronave de matrícula 5T-MAH que passou pelo Brasil foi construída em 1942, em plena Segunda Guerra Mundial.

O BT-67 em questão é um C-47A-10DK, que foi originalmente operado pela Usaaf (Força Aérea do Exército dos EUA), passado posteriormente para as Forças Armadas Canadenses. Depois da Segunda Guerra Mundial foi usado por operadores civis, até que, em 1990 recebeu atualização da Blaser Turbo Conversions e foi adquirido uma década depois pela força aérea da Mauritânia.

A modernização para o padrão BT-67 adiciona uma série de melhorias a estrutura básica do Douglas DC-3 e sua variante militar, o C-47. Entre as principais mudanças está a substituição dos motores radiais por dois turbo-hélices Pratt & Whitney PT6A-67R, montados com hélices pentapá da Hartzell. A aviônica também foi atualizada, assim como todos os sistemas elétricos e hidráulicos, além da instalação de um eficiente sistema de anti-gelo.

A Blaser Turbo Conversions, que tem sede na famosa cidade de Oskhosh, onde acontece o maior encontro aéreo do mundo, se especializou na modernização dos veteranos C-47 e DC-3. Atualmente dezoito operadores utilizam o BT-67 ao redor do mundo, em geral voando em regiões remotas e de clima extremo.  

O avião pertencente a força aérea da Mauritânia está voando para os Estados Unidos, onde deverá passar por uma grande manutenção.

aeronave notícias de aviação avião aviação Brasil Fortaleza bt67 c47 mauritânia douglas