Preço do querosene de aviação está quase 6% mais barato desde a 0h de 1.º de dezembro
Por Marcel Cardoso Publicado em 01/12/2022, às 16h06
A Petrobras reduziu em 5,8% o preço do querosene de aviação (QAV) para as distribuidoras, em comparação com o valor aplicado desde o início de novembro, a partir de hoje (1).
Dois dias após o segundo turno das eleições presidenciais, a estatal havia aumentado o valor em 7,27%. Mesmo assim, o QAV acumula aumento de mais de 50% somente em 2022, segundo cálculo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
O combustível responde por cerca de 40% dos custos totais de uma companhia aérea. A Petrobras informou que “os preços de venda de QAV buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio.”
No início de novembro, o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz fez um clamor pela revisão da precificação do combustível. “É urgente a revisão do modelo de precificação do QAV, pois 90% do combustível é produzido aqui, mas pagamos o preço de um produto importado”, afirmou.