Sexto exemplar de ensaios em voo do Gulfstream G700 está com cabine de passageiros instalada
Por Gabriel Benevides Publicado em 16/04/2021, às 16h00 - Atualizado às 17h22
Sexto protótipo do G700 foi equipado com interior completo
A Gulfstream realizou o primeiro voo com o protótipo do G700 na sua configuração completa, incluindo o interior corporativo instalado. O voo da aeronave, que é a sexta destinada a campanha de certificação, teve duração de 3 horas e 36 minutos, atingindo uma altitude de 48.000 pés (14.630 metros) e uma velocidade máxima de Mach 0,935.
Os ensaios abrangerão mais de 15.500 pontos de teste, visando cada detalhe de cabine de passageiros, visando não apenas cumprir requisitos legais de certificação, mas também garantir uma maior confiabilidade aos operadores do jato.
O avião que está totalmente equipado apresenta a maior cabine do segmento, ampla galley, um espaço dedicado para a tripulação; uma área de entretenimento e apresentação; espaço de conferência de seis lugares, sala de jantar; e suíte completa, incluindo um chuveiro.
O G700 conta também com assentos com design especial, com piso de pedra natural na área da galley e próximo a porta principal, assim como nos banheiros. Outra novidade são os assentos individuais motorizados, substituindo os modelos mecânicos comuns na aviação de negócios. A ambientação sonora está entre as mais sofisticadas do segmento.
Se destaca ainda o novo sistema de iluminação circadiana, que melhora consideravelmente o conforto a bordo, tornando menos exaustivos voos de ultralonga duração, que ainda é auxiliado pelo sistema de ar fresco, com ar nunca reciclado, e 20 janelas panorâmicas ovais.
Para os pilotos, o G700 conta com a suíte de aviônicos Symmetry Flight Deck, que inclui dois sidesticks de controle, telas touchscreen, rede de concentração de dados, além dos sistemas Gulfstream Predictive Landing Performance System e Enhanced Flight Vision System e visão sintética.
O novo jato da Gulfstream se tornou o maior da família, superando o antecessor G650 tanto em tamanho quanto capacidade. O G700 é uma resposta ao sucesso do Global 7500, da rival Bombardier, que ampliou as opções de layout interno e oferece alcance intercontinental.
O G700 é equipado por dois motores Rolls-Royce Pearl 700, com velocidade de cruzeiro rápido de Mach 0,90, que permite voar por 6.400 milhas náuticas (11.853 km) ou voar Mach 0,85 por 7.500 milhas náuticas (13,890 km).