Das 63 iniciativas programadas pela Anac, dezenove já foram concluídas e 31 estão em andamento
Por Marcel Cardoso Publicado em 02/03/2021, às 09h10 - Atualizado em 04/03/2021, às 09h29
Voe Simples pretende melhorar a eficiência da aviação civil brasileira
Lançado há cinco meses, o Voo Simples, programa do Governo Federal voltado para a desburocratização e modernização da aviação civil, com foco na aviação geral, concluiu a implementação de dezenove das 63 iniciativas anunciadas (em sua maioria).
Entre as mudanças já em vigor e mais importantes estão a simplificação do registro de aeronaves, a ampliação de pistas para operações aeroagrícolas e o fim da exigência de plano de zoneamento de ruídos para aeródromos privados.
Outras 31 estão em andamento e apenas treze ainda não foram iniciadas. Para poder acompanhar as ações em andamento, a Anac disponibilizou na segunda-feira (1), uma página específica para monitoramento do programa.
Ali, há também botões com a apresentação de como funciona o Voe Simples, um monitoramento do estágio das ações e o formulário para recebimento de sugestões de iniciativas com vistas à modernização, simplificação e desburocratização da aviação civil. Atualmente, cerca de 200 sugestões estão em análise.
A Anac afirma que independentemente de a proposta ser viável ou não, tentará responder a sugestão em um prazo de até trinta dias após o recebimento da contribuição.