Produção de gasolina de aviação sem chumbo avança

Ao menos mais três empresas realizam pesquisas e testes para um novo tipo de gasolina de aviação sem chumbo e menos poluente

Por Micael Rocha Publicado em 19/03/2024, às 12h24

Segundo a FAA, a produção e venda do novo tipo de Avgás poderá ocorrer ainda este ano - Divulgação FAA

Os testes para produção de gasolina sem chumbo estão avançando nos Estados Unidos, com três concorrentes trabalhando no projeto de produção de uma alternativa ao Avgas 100LL. A chamada “Unleaded Avgas” (ou gasolina sem chumbo, em tradução livre), caso seja aprovada pela FAA, a agência que regula a aviação americana, poderá ser empregada em todas as aeronaves a pistão. 

Segundo a FAA, diversos laboratórios trabalham no projeto e os concorrentes serão avaliados em testes de voo como parte do processo de aprovação e possível início de produção.

Os critérios e procedimentos técnicos de desenvolvimento, avaliação e produção desse tipo de combustível são parte da Piston Aviation Fuels Initiative (PAFI), que busca uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente à atual gasolina de aviação, que contém chumbo tetraetila como um aditivo antidetonante, mas que é altamente tóxico e poluente.

Atualmente o consórcio LyondellBasell e VP Racing foi o último candidato do processo definido pela PAFI para obter aprovação de seu combustível sem chumbo. Antes, Phillips 66 e Afton Chemical interromperam os testes durante a fase de resistência de 150 horas, enquanto a Swift Fuels mantém seu cronograma, mas espera obtê-lo através de um Certificado Suplementar de Tipo.

Até o momento, apenas a petrolífera Vitol Aviation recebeu aprovação do FAA para iniciar a produção em escala de Avgas sem chumbo.

Piston Aviation Fuels Initiative VP Racing Unleaded Avgas Vitol Aviation LyondellBasell Industries

Leia também

Nova gasolina de aviação sem chumbo será comercializada no segundo semestre
Preço da gasolina de aviação vai cair 15,7%