Ao menos mais três empresas realizam pesquisas e testes para um novo tipo de gasolina de aviação sem chumbo e menos poluente
Por Micael Rocha Publicado em 19/03/2024, às 12h24
Os testes para produção de gasolina sem chumbo estão avançando nos Estados Unidos, com três concorrentes trabalhando no projeto de produção de uma alternativa ao Avgas 100LL. A chamada “Unleaded Avgas” (ou gasolina sem chumbo, em tradução livre), caso seja aprovada pela FAA, a agência que regula a aviação americana, poderá ser empregada em todas as aeronaves a pistão.
Segundo a FAA, diversos laboratórios trabalham no projeto e os concorrentes serão avaliados em testes de voo como parte do processo de aprovação e possível início de produção.
Os critérios e procedimentos técnicos de desenvolvimento, avaliação e produção desse tipo de combustível são parte da Piston Aviation Fuels Initiative (PAFI), que busca uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente à atual gasolina de aviação, que contém chumbo tetraetila como um aditivo antidetonante, mas que é altamente tóxico e poluente.
Atualmente o consórcio LyondellBasell e VP Racing foi o último candidato do processo definido pela PAFI para obter aprovação de seu combustível sem chumbo. Antes, Phillips 66 e Afton Chemical interromperam os testes durante a fase de resistência de 150 horas, enquanto a Swift Fuels mantém seu cronograma, mas espera obtê-lo através de um Certificado Suplementar de Tipo.
Até o momento, apenas a petrolífera Vitol Aviation recebeu aprovação do FAA para iniciar a produção em escala de Avgas sem chumbo.