Principal companhia aérea da Suíça completa 20 anos

Swiss International Airlines completa 20 anos e se firmou como a principal companhia aérea de bandeira suíça

Marcel Cardoso Publicado em 31/03/2022, às 14h55

Companhia aérea pertence ao Lufthansa Group e voa diariamente para o Brasil - Divulgação

A Swiss International Air Lines completou 20 anos nesta quinta-feira (31). Seu primeiro voo foi realizado em 31 de março de 2002, entre Zurique (ZRH), na Suíça, e a Basiléia (BSL), localizada na tríplice fronteira entre a Suíça, Alemanha e França, onde está a sua sede.

A companhia aérea entrou em operação seis meses depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, que impactaram fortemente o setor em todo o mundo, em especial, a segurança. Nos primeiros três anos, houve muita dificuldade por conta dos preços elevados dos combustíveis, o que a forçou a reduzir seu tamanho.

Em 2005, o Lufthansa Group comprou a empresa, o que garantiu a sua robustez financeira já nos primeiros meses pós-acordo. No ano seguinte, a Swiss passou a ser membro da Star Alliance, assim como a empresa-mãe do grupo. 

Com o passar dos anos, a companhia começou a operar rotas de curto a longo alcances, a partir de ZRH ou Genebra (GVA), inclusive para São Paulo (GRU), onde oferta um voo diário com o Boeing 777-300ER, atualmente. São mais de cem destinos, no total.

Para o futuro, a companhia vai apostar na sustentabilidade. Ela estabeleceu os objetivos de reduzir pela metade suas emissões de dióxido de carbono do nível de 2019 até 2030 e tornar suas operações neutras em carbono até 2050. "A sustentabilidade é um dos nossos principais pilares estratégicos", explica o CEO, Dieter Vranckx. "Continuamos trabalhando para melhorar nossa eficiência de combustível; e, entre outros esforços, também estamos fazendo lobby fortemente para o desenvolvimento e introdução do mercado de combustível de aviação sustentável, para nos ajudar a alcançar nossos ambiciosos objetivos ecológicos."

A Swiss também receberá 25 aviões da família A320, da Airbus, até o final de 2025. Estas aeronaves emitem cerca de 20% menos dióxido de carbono do que seus modelos de gerações anteriores.

aeronave notícias de aviação avião aviação Suíça Aniversário companhia Swiss

Leia também

Caças furtivos F-35A da Suíça serão fabricados na vizinha Itália
Companhia aérea usará um tipo de combustível solar em suas aeronaves