O aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, poderá suspender totalmente os voos noturnos em breve
Por Marcel Cardoso Publicado em 04/04/2023, às 11h48
A empresa de comunicação estatal NOS, da Holanda, informou ontem (3), que os voos noturnos no aeroporto internacional de Schiphol, em Amsterdã, poderão ser totalmente suspensos, especialmente durante a madrugada, para reduzir a poluição sonora.
Os planos para o principal terminal holandês (AMS) incluem o fechamento total entre 0h e 5h. Esta é uma resposta a grupos ambientalistas que, há anos, lutam também contra as emissões de carbono das aeronaves, apesar dos esforços recentes da indústria.
A administração do local também trabalha com a redução de voos, especialmente de jatos com altos índices de ruído e da aviação executiva. A KLM, que possui o seu principal centro de operações (hub) em AMS, afirmou estar "espantada" pelo fato das propostas estarem sendo anunciadas unilateralmente “que terão grandes consequências para as companhias aéreas, sem envolver as partes do setor neste processo.”
Atualmente, apenas as operações da aviação comercial em Schiphol são encerradas por volta das 23h e são retomadas depois das 5h.