Comandante da FAB vai receber as quatro primeiras unidades do novo caça brasileiro
Por André Magalhães Publicado em 23/11/2021, às 15h30 - Atualizado às 17h48
Primeiro exemplar do F-39E se encontra em Gavião Peixoto (SP), realizando testes para obter a certificação final | Foto: FAB
O Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Carlos Baptista Jr, está na Suécia para receber oficialmente os quatro primeiros Gripen F-39E construídos em série.
Após a cerimônia oficial de recebimento, duas das quatro unidades deverão ser enviadas ao Brasil, por via marítima, até o fim do ano. As duas seguintes devem ser enviadas ao país no primeiro semestre de 2022.
O Brasil recebeu, em setembro de 2020, o primeiro caça F-39, de um total de 36 encomendados. A aeronave se encontra na unidade da Embraer de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, cumprindo os requisitos necessários para obter a certificação final.
Acidente com caças treinadores dos EUA deixa um piloto morto e outro ferido
Recentemente a fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil, também em São Bernardo do Campo, iniciou a montagem do caixão das asas do caça, com cinco seguimentos em produção.
Desde o início do contrato de venda das 36 unidades do Gripen F-39 E/F, pilotos, técnicos e engenheiros brasileiros estão na Suécia para aprender mais sobre o futuro caça da FAB.