Força aérea da Grécia terá caças novos e de segunda mão em sua frota
Por André Magalhães Publicado em 20/01/2022, às 13h00 - Atualizado às 15h35
Além da Grécia, Egito, Emirados Árabes,Índia e Cróacia assinaram contrato para a compra do Rafale | Foto: Dassault Aviation / V Almansa
A Força Aérea Helênica, ou grega, recebeu seus primeiros seis Dassault Rafale, na quarta-feira (19). Os caças de fabricação francesa pousaram na base aérea de Tanagra a leste da capital Atenas.
Na cerimônia de recebimento estavam o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, bem como o ministro da Defesa Nacional Nikolaos Panagiotopoulos entre outras importantes autoridades civis e militares.
Os Rafale partiram da cidade francesa de Istres, onde está localizada uma unidade do fabricante Dassault Aviation.
Helicóptero de última geração dos EUA pousa em local extremamente apertado
Em janeiro de 2020, a Grécia assinou com a França um acordo para a compra de dezoito Rafale. Contudo, em setembro do mesmo ano foi feito um pedido adicional de seis unidades, aumentando o número para 24 aviões.
Ήρθαν! 🇨🇵🇬🇷#Rafale pic.twitter.com/xnuBjfeerV
— La France en Grèce 🇨🇵🇪🇺 (@FranceenGrece) January 19, 2022
A frota será dividida entre aviões de segunda mão, atualmente usados pela força aérea francesa, e aviões novos, vindos direto de fábrica.
Além dos Rafale, a força aérea helênica opera ainda 150 caças F-16, trinta veteranos F-4 Phantom e quarenta unidades, do também francês, Dassault Mirage 2000.