Primeiro voo transatlântico 100% sustentável está previsto para novembro

Um Boeing 787-9 da Virgin Atlantic fará o primeiro voo transatlântico com motores 100% movidos a SAF

Por Marcel Cardoso Publicado em 21/07/2023, às 06h50

Atualmente, o uso do SAF nos motores das aeronaves está limitado a 50% - Divulgação

A Virgin Atlantic está planejando realizar o primeiro voo transatlântico do mundo com uma aeronave utilizando 100% de combustível sustentável de aviação, o SAF.

A previsão para que o feito aconteça é o dia 28 de novembro, na rota que ligará Londres (LHR) e Nova York (JFK). Para isso, uma série de testes foram feitos com a Rolls-Royce, utilizando um dos motores Trent 1000. 88% do SAF será composto por ésteres e ácidos graxos hidroprocessados, enquanto o restante será composto por querosene aromático sintético.

 

A composição final foi definida por meio de um consórcio que inclui o fabricante de motores, a Virgin Atlantic, a Boeing, a Universidade de Sheffield, o Imperial College London e o Rocky Mountain. Atualmente, o uso de combustível sustentável está limitado a 50%, misturado com o querosene de aviação convencional.

"O voo transatlântico 100% será um momento histórico no roteiro da aviação para a descarbonização. (...) Precisamos do apoio do governo para criar uma indústria SAF do Reino Unido para permitir que cada voo para o exterior opere com 100% com este combustível sustentável”, disse Shai Weiss, CEO da Virgin Atlantic.

A companhia aérea irá começar a voar para o Brasil, a partir de LHR, a partir de 13 de maio de 2024, utilizando o Boeing 787-9.

SAF Londres Virgin Atlantic Boeing 787 Nova York Rolls-Royce combustível sustentável Trent voo transatlântico

Leia também

Virgin desistiu de avião supersônico
Foi testado o primeiro motor de avião movido a hidrogênio