Primeiro Embraer C-390 da Áustria entra em produção

Montagem do primeiro C-390 Millennium para a Áustria contou com uma cerimônia realizada em Gavião Peixoto, São Paulo

Por Gabriel Benevides Publicado em 14/02/2025, às 14h13

O C-390 pode transportar até 26 toneladas e opera em pistas não pavimentadas, destacando-se pela versatilidade em missões militares e civis - Embraer/Divulgação

A Embraer comunicou que começou a montagem estrutural do primeiro C-390 Millennium destinado a Força Aérea da Áustria. O início construção do avião contou uma cerimônia em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, com representantes do governo austríaco e da Embraer.

A Áustria é um dos países europeus que encomendaram o C-390, ao lado da Holanda, Portugal, Hungria e República Tcheca. A previsão é que o avião seja entregue para os austríacos no próximo ano.

"Estamos entusiasmados com o início da produção da primeira aeronave para a Áustria e esperamos entregar esta unidade para a Força Aérea Austríaca em breve", afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Com capacidade de carga de 26 toneladas, velocidade de 470 nós, o C-390 rivaliza de forma direta com o C-130 Hercules, mesmo em missões mais exigentes, como em pistas não pavimentadas.

Em serviço no Brasil desde 2019, assim como pela Força Aérea Portuguesa a partir de 2023 e mais recentemente com a Força Aérea Húngara, o C-390 acumulou mais de 16.300 horas de voo, com taxa de capacidade de missão na ordem de 93% e conclusão acima de 99%.

A aeronave tem sido amplamente utilizada no transporte de carga, pessoal e veículos, operações de manutenção da paz, operações especiais, apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios, reabastecimento aéreo e gerenciamento de desastres.

Recentemente a República da Coreia, Suécia e Eslováquia, assim como um cliente não revelado, assinaram um acordo para a compra do C-390 Millennium.

Embraer Militar Aeronaves Gavião Peixoto Embraer KC-390 Áustria C-390 Millenium

Leia também

E-Freighter E190F da Embraer recebe certificação da EASA
Embraer amplia capacidades do E175 em alta altitude e temperaturas extremas