Drone militar é fruto de uma joint venture entre a força aérea da Austrália e a Boeing Defense Australia
Por André Magalhães Publicado em 21/03/2022, às 10h30
A Austrália conduziu com sucesso os testes de voo do primeiro drone ou UAV (veículo aéreo não tripulado) fabricado no país. Em uma cerimônia chefiada pelo ministro da Defesa 'Loyal Wingman, foi revelada a nova designação oficial do drone: MQ-28A Ghost Bat.
“Esta nova capacidade nos permite introduzir mais massa no espaço de batalha. Uma aeronave adversária não só teria que lidar com nossa capacidade tripulada, mas também com o número de aeronaves não tripuladas, como o MQ-28A Ghost Bat”, disse Wingman.
Durante os voos foram realizadas três séries de testes e com isso foi alcançados no contexto geral 3.700 quilômetros.
O MQ-28A Ghost Bat é fruto de uma joint venture entre a Força Aérea Real Australiana (Raaf) e a Boeing Defense Australia assinado em 2017. Mais de 35 empresas australianas contribuíram para o programa Ghost Bat, sendo que outras aeronaves estão programadas para o futuro.
We congratulate @AusAirForce and @DeptDefence on the announcement of MQ-28A Ghost Bat as the official military designator and new name for Boeing’s #AirpowerTeaming System.
— Boeing Australia (@BoeingAustralia) March 21, 2022
Release: https://t.co/NlQuwctWjJ pic.twitter.com/SihNI10sLv
“Ghost Bat reflete a missão pretendida e as capacidades operacionais da aeronave. Um morcego fantasma é um caçador australiano que usa sensores multiespectrais sofisticados para detectar, caçar e matar presas no ar e no solo”, publicou uma nota da Raaf.