Primeiro avião de corrida totalmente elétrico faz primeiro voo

Feito aconteceu na Noruega. Aeronave participará de campeonato em 2023

Marcel Cardoso Publicado em 31/01/2022, às 13h10 - Atualizado às 13h16

Rein Inge Hoff (à esquerda) foi o pioneiro a pilotar o avião de corrida elétrico | Foto: Airbus/Divulgação

Pela primeira vez, um avião de corrida totalmente elétrico levantou voo. Foi em Tonsberg (ENJB), na Noruega. 

Um Cassitt IIIM modificado foi pilotado por Rein Inge Hoff, o primeiro a conduzir uma aeronave com esta característica no mundo, durante 15 minutos, atingindo uma velocidade de cruzeiro de 180 nós (333 km/h), sem emissões de poluentes e sem ruídos. 

Segundo a Airbus, apoiadora do projeto, eventualmente, a aeronave atingirá velocidades acima dos 400 km/h apenas metros acima do solo enquanto os principais pilotos do mundo participam da série E da Air Race, a primeira competição de aviões totalmente elétricos do mundo, que começa em 2023.

A fabricante está fornecendo às 17 equipes dados de pesquisa e conhecimento do setor para ajudar a impulsionar coletivamente o desenvolvimento de motores elétricos mais limpos, rápidos e tecnologicamente avançados. 

"Quando olhamos para o conceito de mobilidade sustentável, os desafios nos empurram para trabalhar de forma diferente, para ser disruptivo e usar os aprendizados e conquistas de uma mistura de setores. Voar aeronaves usando tecnologias elétricas testadas da indústria automotiva é a prova disso e é uma abordagem que apoiamos plenamente como parte de nossa jornada de eletrificação”, segundo Karim Mokaddem, da Airbus Electrification.

aeronave notícias de aviação avião aviação Voo Airbus Elétrico Notícias Cassitt Air Race E Corrida