Primeiro Airbus A321neo fabricado na China foi entregue

Linha de montagem da Airbus na China entregou o primeiro avião em 2009

Por Marcel Cardoso Publicado em 24/03/2023, às 09h30

Uma cerimônia marcou a entrega do primeiro Airbus A321neo fabricado no país asiático - Airbus/Divulgação

A Airbus entregou o primeiro A321neo montado em sua linha de montagem final da Ásia (FAL), em Tianjin, na China, para a companhia aérea Juneyao Air. 

A aeronave é alimentada por motores Pratt & Whitney GTF e tem capacidade para receber 207 passageiros, sendo oito na classe executiva e 199 na classe econômica. "A entrega bem-sucedida do primeiro A321 permite que a Airbus honre a popularidade da aeronave para o mercado chinês e além - e a confiança e o apoio consistentes de nossos clientes. A Airbus continua a expandir e aprimorar sua cooperação abrangente com a indústria de aviação da China, sublinhando seu compromisso de longo prazo com a China para garantir a proximidade do cliente, apoiando o aumento global da produção de aeronaves comerciais", disse George Xu, vice-presidente executivo da Airbus e CEO da Airbus China. 

Para o voo de entrega, foi utilizado uma mistura de dez por cento de combustível de aviação sustentável (SAF), em apoio à estratégia de descarbonização no país asiático.

Inaugurado em 2008, o FAL de Tianjin foi a primeira linha de montagem de aeronaves comerciais da Airbus fora da Europa. No mesmo ano, as primeiras seções de aeronaves chegaram ao local. Desde a sua primeira entrega do A320 em 2009, a linha de montagem chinesa entregou mais de 600 aeronaves ao longo de seus 14 anos de operação.

Airbus China A321neo Juneyao Air

Leia também

Airbus A340 completou 30 anos de operações
Emirates pode mudar sua pintura corporativa