Pouso imprevisto de avião com presidente da Polônia atrasa encontro com Biden

Apesar do imprevisto, presidente polonês se reuniu com Joe Biden

Por André Magalhães Publicado em 25/03/2022, às 13h50

A Polônia recebeu em 2017 dois Boeing 737 BBJ e um 737-800 para missões VIP do governo - Arte Boeing

O avião do presidente polonês, Andrzej Duda, precisou fazer um pouso de emergência nesta sexta-feira (25) na capital Varsóvia.

O presidente da Polônia estava indo ao encontro do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na cidade de Rzeszów, a sudeste do país.

“Houve um pouso de emergência do avião com o presidente Duda; o avião voltou para Varsóvia”, segundo a agência pública de notícias da Polônia.

Não foram fornecidos mais detalhes do real ocorrido com o avião presidencial nem o modelo da aeronave. Contudo, sabe-se que o país usa dois Boeing 737 BBJ (Boeing Business Jets) e um 737-800.


"Hardly seen: rzeczpospolita polska (polish airplane)"
(Celebration of the 100th anniversary of the independence of Poland)
13th of February 2018
#photography #planespotting #airportfrankfurt #frankfurtammain #airport #aircraft #airplane #rzeczpospolitapolita #polishairlines pic.twitter.com/6EwxRZrcel

— SC_Photography (@SunsetChrissi) February 14, 2018

Apesar do imprevisto com o avião, ambos presidentes conseguiram se encontrar na cidade de Rzeszów.

Biden está em viagem oficial à Europa para tratar de assuntos relativos à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que completou um mês nessa quinta-feira (24).

O presidente dos EUA visitou agora pouco os militares norte-americanos da 82ª Divisão Aerotransportada que estão em território polonês reforçando o país membro da Otan que é vizinho à Ucrânia. Neste sábado (26), deverá ter outro encontro entre Biden e Duda.

Saiba Mais...

Além dos militares, caças F-15 Eagle, F-16 e F-35A e helicópteros AH-64 Apache dos Estados Unidos estão em bases de países do leste europeu. A Otan também enviou militares e aeronaves para a região do flanco oriental.

Vale ressaltar que forças da Otan não pretendem entrar e guerrear na Ucrânia, pois Kiev não faz parte da organização militar.

Porém, caso a Rússia avance contra uma nação membra, o artigo 5º será colocado em prática. Tal diretriz diz que “Qualquer ataque a um membro da Otan é um ataque a todos”. Isso iria escalar a guerra ainda mais e iria envolver diretamente as forças da organização (com os EUA liderando) e a Rússia, sendo que de ambos os lados existem armas nucleares.

aeronave notícias de aviação avião aviação Polônia pouso de emergência avião presidencial

Leia também

Avião que levava Miley Cyrus faz pouso de emergência no Paraguai
Avião problemático da Airbus faz pouso de emergência após incêndio