Pouso forçado de avião em rodovia federal está sob investigação

O pouso forçado de um Flyer Pelican 500BR na BR-101, em Santa Catarina, não deixou vítimas

Por Marcel Cardoso Publicado em 07/04/2025, às 09h44

O caso aconteceu em Garuva, no norte de Santa Catarina, no último sábado (5) - Reprodução/Redes Sociais

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) abriu investigação para apurar as causas do pouso forçado de um Flyer Pelican 500BR na BR-101, na altura do município de Garuva, em Santa Catarina, no último fim de semana.

A aeronave, de matrícula PU-FAI, havia decolado do aeroclube de Guaramirim e fazia um voo panorâmico sobre a cidade. O incidente aconteceu durante o retorno ao ponto inicial. No pouso, o piloto teve de efetuar desvio de fios de alta tensão e de um caminhão-tanque, que conseguiu frear a tempo de evitar uma colisão. Não houve feridos.

O Flyer Pelican 500BR é uma aeronave ultraleve de asa alta e motor único, fabricada pela empresa brasileira Flyer Indústria Aeronáutica Ltda., localizada em Sumaré, São Paulo. Este modelo é uma versão licenciada do Ultravia Pelican, desenvolvido por Jean Rene Lepage.

Motorists on BR-101 in Garuva, northern Santa Catarina, Brazil, were forced to swerve out of the way to avoid hitting a light aircraft that was making an emergency landing on the busy highway.

Footage taken by one of the motorists shows the light aircraft swinging low over the… pic.twitter.com/zgmyKrFExm

— Gulf Daily News (@GDNonline) April 7, 2025

Especificações técnicas

O avião possui trem de pouso fixo, com opção de configuração triciclo ou convencional. O nariz é direcionável e conta com suspensão por amortecedores de borracha, enquanto as rodas principais possuem freios a disco. O cockpit acomoda piloto e passageiro, lado a lado, com espaço para bagagem atrás dos assentos. 

Cenipa acidente aeronáutico incidente aéreo pouso forçado Garuva investigação aeronáutica PU-FAI Flyer Pelican 500BR BR-101 voo panorâmico

Leia também

Pilatus e Lockheed Martin firmam parceria para treinamento de pilotos do F-35
Piper e Air India fecham acordo para até 93 unidades do Archer DX